*Campeonato Mundial de Escalada 2011 – Arco/ Itália
Estarão reunidos na Itália mais 700 atletas de 55 países. Os escaladores portadores de deficiência física também terão, pela a primeira vez, sua chance de participar com o 1º Campeonato Mundial de Paraclimbing, que será realizado paralelamente ao evento principal.
Por pouco 5 brasileiros quase foram barrados em 2010 de se inscrever no campeonato por conta do Brasil – entre outros países – estar devendo à entidade. Porém, eles acabaram perdoando a divida ao perceberem que esses países e suas entidades ainda estão evoluindo nessa área do esporte.
Em 2011 a IFSC não quis permiti-los de ir ao evento pelo mesmo motivo, mas, depois de muitos acordos e muita conversa, a Federação permitiu a ida dos brasileiros para lá desde que o acordo fosse cumprido.
O importante é que deu certo e teremos nossos representantes arrebentando lá na Itália. Agora é só ficar na torcida para que eles se saiam bem.
http://www.escaladalivre.com.br/campeonato-mundial-de-escalada-esportiva-em-arco-italia/
http://www.casadobrother.com.br/blog/index.php/campeonato-mundial-de-escalada-arco-italia/
Campeonato Brasileiro de Escalada na Modalidade Boulder 2012
Em 18 de outubro deste ano estaremos comemorando 10 anos e como forma de
agradecimento, comemoração e fortalecimento do esporte estaremos realizando
vários eventos durante o ano de 2012.O primeiro evento, ou melhor, três eventos que temos o orgulho de apresentar é o Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Boulder. São três etapas válidas para o ranking Brasileiro de Escalada da CBME. Como premiação para o ranking das três etapas o melhor colocado na categoria profissional Máster masculino e feminino, ganhará a passagem para poder participar do Campeonato Mundial em Paris entre os dias 12 e 16 de Setembro de 2012 e representar o Brasil nesta importante competição.
Uma mega estrutura será montada ao ar livre para a realização das três etapas.
Oficina de Reciclagem da FEMESP no Visual das Aguas - Piracaia/SP
No dia 25/03/2012 a FEMESP realizou uma oficina de Escalada Esportiva,
voltada para escaladores esportivos que costumam frequentar ginásio de escalada
e frequentam a rocha ocasionalmente, para escaladores que aprenderam a escalar
com amigos e aqueles estão começando a escalar em rocha.Bom eu fui para acompanhar um amigo que estou treinando para escalar mais vezes comigo. Aproveitando a quantidade de amigos(Re, Mayla, Jota, Wagner, Gabreu, Silverio Nery, Jussara e outros tantos) que estavam la escalando, aproveitei para mandar umas vias!
O conteúdo da oficina teve como objetivo revisar procedimentos, ensinar a maneira mais adequada para realizá-los e ressaltar cuidados a serem tomados.
- Equipamentos
- Nós
- Checagem de rotina e comunicação
- Como fazer segurança
- Cuidados ao guiar
- Ancoragens
- Limpeza de via
- Rapel
- Avaliação de proteções fixas
Relato do Gabriel, que participou da oficina de domingo!
Para quem esperava por um retorno à escalada, ou uma transição do ginásio para a rocha, a oficina de escalada esportiva do último final de semana organizada pela FEMESP possibilitou a realização de tais expectativas da melhor forma possível.
Com foco principal na revisão de procedimentos de segurança, a oficina atraiu além de iniciantes, escaladores com mais experiência que valorizam a reciclagem dos conhecimentos relacionados as técnicas de escalada esportiva.
Vindos de São Paulo capital, do interior do estado e do sul de Minas, escaladores se reuniram no Visual das Águas no domingo, 25, para receber instruções de Samanta Chu, diretora técnica da FEMESP, com adendos importantes de Luis Yoiti, da Bivak. Com muita experiência e bom humor foi explanado o conteúdo teórico da oficina durante a manhã e à tarde os participantes puderam praticar numa via até o topo da pedra. De cima, além de descansar os pés, foram recompensados com a vista da represa do Jaguary-Jacareí, até receberem uma nova rodada de explicações sobre rapel e descerem com segurança.
Ao final, além da revisão propiciada pela oficina, foi promovido com o evento a interação entre escaladores de diferentes regiões e um maior conhecimento da FEMESP. Organizadora da oficina, a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo trabalha, entre outras coisas, para dirigir, difundir e incentivar a prática do montanhismo, zelando pela ética e disciplina nas atividades. E isto é feito voluntariamente, o que faz valorizar ainda mais o trabalho da Federação. Iniciativas como essa merecem ser curtidas.
A Brasil Adventure Sports, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, apresenta o 1º Festival de Escalada Esportiva Brasil Adventure Sports – Mogi das Cruzes/SP.
O Evento já foi incluído no calendário de
eventos oficiais da cidade e tem como principal objetivo difundir os benefícios
proporcionados pela prática da escala, seja em rocha ou em um ginásio de
escalada indoor.
O Festival terá Entrada Franca e diversas
atividades gratuitas para crianças e adultos, sorteio de brindes, musica ao
vivo e também um Open de Boulder, com categorias para iniciantes até nível
avançado.
Durante o evento os visitantes poderão participar
de atividades recreativas envolvendo os esportes de aventura, como por exemplo
o rapel, escalada e Slack Line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário